Grupo Português de Discus

Caros Membros e Visitantes o Fórum Grupo

Português de Discus encontra-se ABERTO

Obrigado pela vossa presença e participação no

mesmo espero que gostem e desfrutem.

Qualquer dificuldade de Login no Fórum deve ser

comunicado para:

Grupoportuguesdediscus@hotmail.com

Atentamente

Administração

Fórum dedicado a Discus


    Pogostemon helferi

    Compartilhe
    avatar
    fixe27

    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 10/11/2009
    Idade : 38
    Localização : Caneças

    Pogostemon helferi

    Mensagem por fixe27 em Dom 03 Jan 2010, 12:17

    Continente de origem: Ásia
    Altura: 2~10 cm.
    Largura: 5 a 10 cm.
    Iluminação: Média a muito intensa.
    Temperatura: 20~30 °C
    PH: 6~7,5
    Velocidade de crescimento: médio
    Cuidados e manutenção: muito difícil
    Comentários:
    Planta descoberta recentemente por aquaristas da Tailandia, próximo à fronteira com Burma, que desafia os mais experientes aquapaisagistas. De coloração verde-claro e folhas crespas, forma pequenas estrelas que vão se propagando por brotos laterais, formando um carpete muito interessante. Indicada para a parte frontal do layout, onde será uma atração especial. Necessita de substrato fértil, fertilização líquida, CO2 e iluminação de qualidade. Ainda assim, muitas vezes a planta começa a se desfazer sem motivo aparente. Muito sensível a alterações bruscas nos parâmetros da água, portanto evite trocas parciais muito volumosas.
    Conhecida pelo nome popular "Daonoi" (pequena estrela) na Tailandia.
    Entretanto a luz afeta o tamanho da planta. Em condições de alta luz CO2 enriquecido ele tende a ficar pequena e compacta como nas condições de pouca luz ambiente, sem emissões de CO2 cresce e as folhas crescem mais afastadas umas das outras. Nem sempre é uma planta fácil para os novatos!!!



    Sobre boas condições de luz, pequenos nós são formados e resultam em uma planta compacta e rasteira. Suas flores são simples, tem de 15 a 30mm e suas flores são roxas. Geralmente formam flores apenas quando emersas.
    A Pogostemon helferi não é muito exigente em iluminação, mas o quanto mais de luz ela receber mais compacta será seu crescimento, e sua forma compacta é a que mais pessoas acham atrativa. Sobre baixa iluminação, a planta fica alta (até 15cm) enquanto sobre iluminação forte não crescem mais de 5 a 8cm. A Pogostemon helferi cresce relativamente rápido e necessita de nutrientes adicionais a menos que você tenha muitos peixes em seu aquário. Deficiências de ferro podem ser reconhecidas por suas novas folhas crescendo amareladas, mas é facilmente tratada usando suplementos que contenham ferro nas suas doses recomendadas. Em crescimento exagerado, é necessário que se pode a planta e isto deve ser feito removendo mudas inteiras assim como outras plantas de caule mole, com isto a planta irá absorver melhor a iluminação e os nutrientes para as outras mudas. Fornecimento de CO2 sempre estimulam o crescimento mas não é realmente necessário para se cultivar a Pogostemon Helferi; a planta simplismente cresce mais devagar. A Pogostemon helferi aguenta temperaturas de 23 a 30 "C.

      Data/hora atual: Seg 11 Dez 2017, 13:05